Tingimento: usando o microondas

Print Friendly

Já pensou em tecer usando cores exclusivas, criadas por você? Tingir lã é muito mais fácil do que parece.

O tutorial a seguir explica um método (existem vários!), o mais fácil, mais “intuitivo”, para quem nunca tingiu e morre de medo de estragar material. Enfim, é um tutorial para perder o medo e arriscar.

Você vai precisar:


m1

1 meada de lã para tingimento Da Fazenda (na foto, foi utilizada uma meada do fio Sock Superwash, mas sendo lã crua, qualquer espessura funciona)

>> Conheça as meadas de lã para tingimento Da Fazenda.

 

  • forno de microondas
  • recipiente que possa ir ao microondas
  • filme plástico e saquinho tipo ziplock, daqueles que podem ir ao microondas
  • corantes (leia no rótulo do corante e se certifique se ele serve para lã, porque nem todos funcionam para esse material)
  • luvas de borracha (opcional, para não sujar as mãos)
  • vinagre
  • água
  • colherinhas e copinhos descartáveis

m2Preparação:

deixe sua meada de molho numa solução de água com vinagre por, no mínimo, 30 minutos.

Para cada 100gr de lã, use 3 colheres de sopa de vinagre.

Antes de prosseguir para a etapa seguinte, certifique-se de que a meada está encharcada por inteiro.

m3 Agora, sim, é hora de tingir.

Nesse caso, jogue com ajuda de uma colher o corante direto no fio. No exemplo da foto, foram utilizadas apenas 3 cores: laranja, roxo e verde, aplicados em quantidades diferentes.

Você também pode diluir um pouco do corante em água e dispersá-lo com ajuda de um conta-gotas ou virar a solução de uma vez em cima da meada. Sua criatividade é que manda.

Dica: experimente também diluir o corante diretamente na água com vinagre, onde você deixou sua meada descansar por 30 minutos.

Uma vez que você esteja satisfeita com as suas cores, enrole sua meada em filme plástico, coloque num saquinho ziplock e leve ao microondas por cerca de 5 minutos. Passado esse tempo, retire do forno e espere esfriar. Sob nenhuma hipótese, jogue água fria no seu fio, principalmente se ele for um single (fio com apenas um cabo – 1 ply), para evitar que ele feltre.

Quando a meada estiver completamente fria (e não morno!), retire do plástico e lave-a em água corrente para retirar o excesso de corante. Não agite, não esfregue, não torça, não esprema. Quando a água do enxágue estiver transparente, ponha para secar no varal naturalmente.

E aqui está o resultado final!

  .

O fio prontinho!m4 

Observações importantes:

  • Corantes são produtos químicos e precisam ser manuseados com cuidado. Evite usar os mesmos utensílios que você usa para cozinhar e, se usar, lave-os muito bem antes de preparar qualquer alimento. 
  • Pelo mesmo motivo, quando você decidir tingir, não invente de fazer comida na mesma hora para não ter perigo de jogar corante no arroz por engano. Uma coisa de cada vez.
  • Esse método é o jeito mais básico de tingir um fio, porém é praticamente impossível de repetir um resultado. Então, na hora de tingir, pense primeiro na quantidade que deseja usar para o seu projeto e já tinja tudo de uma vez.

Sobre Fazenda Caixa Dágua

Fazenda Caixa Dágua - veja mais em http://www.caixadagua.com
Esta entrada foi publicada em PAP e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

3 respostas a Tingimento: usando o microondas

  1. Daniele disse:

    Em que parte entra o “plástico”?

Deixe uma resposta