Espessura de fios

Print Friendly

Se você costuma tricotar receitas em inglês, já deve ter sofrido algumas vezes para adivinhar como substituir o fio para fazer aquele trabalho.

Essa dúvida é mais comum que você pensa e é uma daquelas que não tem apenas uma resposta. Tudo depende da análise das várias características que o fio usado possui, como tipo fibra, número de cabos (ply) e espessura.

Vamos falar sobre essa última, a espessura.

Nos Estados Unidos eles têm uma tabela de classificação de fios pela sua espessura muito, muito prática e até hoje inexistente no Brasil, na qual eles dão um nome para especificar quão fino ou quão grosso é aquele fio.

Você já deve ter reparado nesses nomes: gossamer, cobweb, lace, fingering, sport, dk, light worsted, worsted, aran, bulky e super bulky. (aqui escrito do mais fino para o mais grosso).

Para saber a qual categoria um fio pertence, a medida utilizada é o Wraps Per Inch (WPI), cuja tradução é “voltas por polegada”. Você pega o fio e enrola em volta de uma régua marcada em polegadas. Essa régua mede o número de voltas o fio faz até ocupar o espaço de uma polegada. Veja a foto para entender melhor:

knitknacks

 

Dependendo do número de voltas, é dada a classificação. Quanto mais voltas, mais fino o fio é. Quanto menos voltas em torno da régua, mais grosso.

De um modo geral, também é possível fazer a classificação por espessura sem usar a régua, a partir da relação entre peso do novelo e a quantidade de metros.

Por exemplo:

Se o novelo tem 100gr e cerca de 200 metros, ele é caracterizado como Worsted. Tipo o nosso fio Merino Worsted – o novelo tem 50gr/96m.

Se o novelo tem 100gr e cerca de 380/420m ele é considerado Fingering (também chamado de sock, porque essa é a espessura ideal para fazer meias que serão usadas com sapatos). Veja o nosso fio Sock Superwash.

Um aviso: essa é uma regra geral e nem sempre corresponde a realidade porque dependendo da fibra, que pode ser leve ou mais pesada, a metragem pode variar.

Então fique ligada: quando você vir uma receita que gostou muito e queira fazer igual, dê uma olhada na espessura do fio pedida e na relação entre peso/metros. Isso é mais importante do que apenas saber quantos gramas tem o novelo utilizado.

Confira abaixo mais informações sobre fios:

Tabela de espessura de fios

Clique na imagem para aumentar

Sobre Fazenda Caixa Dágua

Fazenda Caixa Dágua - veja mais em http://www.caixadagua.com
Esta entrada foi publicada em Curiosidades e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanenteaos seus favoritos.

Deixe uma resposta