Novas cores Da Fazenda

Print Friendly

Desde  o começo do ano estamos trabalhando nas novas cores para os fios Da Fazenda. Além de nossos fios tingidos com corantes naturais que você já conhece, esse ano também vamos lançar novas cores obtidas com corantes tradicionais.

Desenvolvemos 16 novas cores em todas as espessuras: lace, sock, dk, worsted e bulky.

IMG_8525 IMG_8524

Mas não é só isso!

Também estamos lançando dois produtos especiais: fios em degradé, em pacotes de 15g para bordado (com 5 meadinhas de 3g / 20m cada) e 100g para crochê  e tricô na espessura lace (5 meadas de 20g/160m cada).

fb_fazenda

 

Esses pacotes estarão à venda primeiro no 5o. Congresso Brasileiro de Tricô de Curitiba, mas em breve eles estarão também em nossa loja online.

Esperamos que você curta as novidades como nós estamos curtindo brincar de colorir fios.

Publicado em Novidades | Com a tag , , , , , | Deixar um comentário

O xale da Rainha Susan

Print Friendly

Tudo começou em outubro de 2009, quando uma usuária do Ravelry, aquela rede social para tricoteiras/crocheteiras/fiandeiras que a gente ama, postou essa foto de um xale estilo Shetland em um fórum, perguntando se alguém tinha a receita da borda.

 

manta rainha susan

O xale original

Aí, as usuárias do grupo Heirloom Knitting viram e pegaram para si o desafio de pesquisar e desvendar mistério dessa receita, num intenso processo de recriar os gráficos, testar, fazer amostras, escrever e editar até chegar no resultado final, tal e qual o da foto inicial, mas com uma pequena modernização: a nova receita é tricotada inteiramente com agulhas circulares e as bordas não são mais costuradas.

fb_fazenda1

O novo xale ficou assim. Igualzinho, né?

A história toda é contada em detalhes nesse blog.

Missão cumprida, o grupo de cerca de 30 pessoas resolveu batizar a receita de Queen Susan Shawl, porque muitas das participantes se chamavam Susan ou tinham familiares e pessoas próximas com esse nome.

E, pasme, depois de tanto trabalho, essas tricoteiras resolveram presentear a comunidade generosamente disponibilizando a receita de graça.

Você pode baixar a receita aqui.
http://www.mediafire.com/?ycb9wjxwafmjvcf

Depois, você pode favoritar e agradecer à equipe no Ravelry: http://www.ravelry.com/patterns/library/the-queen-susan-shawl

* Material *

Ficou com vontade de se aventurar e fazer um para você? Pois saiba que o Queen Susan Shawl é tricotado com agulhas 1,75mm e nada menos que 6.000m de fio lace.

>> Você pode tricotá-lo com 4 meadas do fio Merino Lace 2 ply Da Fazenda.

Se preferir tricotar com agulhas mais grossas, não esqueça de aumentar a quantidade de fio.

Publicado em Curiosidades, Receitas | Com a tag , , , , , , | Deixar um comentário

Resoluções para 2017

Print Friendly

Ano novo, vida nova. Hora de mudar aquilo que está incomodando e fazer de 2017 um ano realmente diferente.

Abaixo listamos algumas resoluções que farão de você uma tricoteira ainda melhor.

1- Fazer amostra – não, a gente não vresolução ano novoai parar de dizer que, para ter certeza que a sua peça vai ficar no tamanho exato que você precisa, só fazendo amostra. E amostra tem que ser a) grande b) lavada c) medida só depois de secar. É para ganhar tempo, acredite.

2- Desengavete seus projetos e termine-os. Você investiu em fios bonitos e boas agulhas. Não é justo deixar projetos parados pela metade.

3- Se precisar, desmanche e recomece. Às vezes, a gente calcula mal. Às vezes, a gente erra. Às vezes, a gente muda de opinião e deixa de gostar de um determinado modelo. Normal. Desmanche e reaproveite o fio para recomeçar ou fazer um novo projeto.

4- Esconda os fios, lave e bloque. A blusa – ou o xale, ou a meia, ou a manta – ficou pronta… e você não pode usar porque deu preguiça na hora de fazer o acabamento. Respire fundo e faça o que tem que ser feito. Vai terminar mais rápido do que o que você pensa e vai dar uma satisfação danada ver tudo prontinho, feito por você.

5- Estabeleça um número máximo de projetos em andamento e só comece um novo quando acabar um antigo.

6- Participe de um grupo de tricoteirxs na sua cidade. Se não houver, convide amigxs e comece um. É divertido, não custa nada e você vai aprender bastante compartilhando sua experiência com outras pessoas.

7- Use o tricô como prática de meditação. A vida de vez em quando aperta de um jeito que a única coisa que podemos fazer é respirar e esperar passar. Sente-se confortavelmente na sua cadeira preferida com uma xícara de chá ou café, e concentre-se unicamente nas suas agulhas. Inspire. Expire. Entre em sintonia com a vida.

8- Tricote para presentear. Se você começar agora em janeiro, todos os seus amigos terão o prazer de receber presentes no Natal feito por você. :)

9- Desapegue. Abra seu estoque de fios e agulhas, veja aqueles fios que você não se lembra mais porque comprou, aquelas agulhas retas que você deixou para lá depois que comprou circulares. Separe aquilo tudo que você não quer mais e troque com suas amigas, doe para a caridade, venda pelo Facebook.

10- Que tal aprender uma nova técnica? Nada de repetir uma receita que você já fez, que sabe decorada. Saia da zona de conforto e tente algo que você nunca fez antes. Dê uma olhadinha em nossas receitas para se inspirar.

 

Não precisa, é claro, cumprir a lista toda. São apenas sugestões. Aquilo que você fizer já está valendo.

 

Feliz 2017!

Publicado em Novidades | Com a tag , , | Deixar um comentário

Super manta: tudo que você precisa saber antes de embarcar nesse projeto

Print Friendly

Há algumas semanas fomos surpreendidos com uma enxurrada de emails perguntando se a gente vendia fios para fazer essa super manta tricotada com os braços, que parece que virou febre na internet.

big-manta

 

A gente entende o porquê: a manta é mesmo linda! Super macia e fofinha, combina com a decoração de todo mundo. Fora que é também um projeto rápido, que se tricota em poucas horas.

 

Sim, a gente vende material para fazê-la, na cor natural (sem tingimento). Mas antes que você se anime a tricotá-la, gostaríamos de esclarecer algumas coisas sobre essa peça, afinal, a satisfação de nossos clientes faz parte do nosso negócio.

 

* Essa manta não é feita com um fio e, sim, com o que chamamos de mecha penteada (combed top), isto é, com a fibra que ainda não foi torcida. Isso quer dizer que, sem a torção, essa fibra ainda é muito frágil e desfia facilmente. Uma manta tecida com ela será igualmente frágil, não adequada para ambientes com animais e crianças.

* Igualmente na hora de lavar, será preciso muito cuidado. Não pode botar na máquina de jeito nenhum. Também não pode esfregar, nem lavar com água muito quente ou gelada. O ideal seria mandar lavar a seco numa lavanderia. E mesmo que a fibra fosse superwash (lavável à máquina), nós não recomendaríamos pelo motivo explicado no item anterior: a fibra é frágil e desfia.

* Para fazer uma manta daquele tamanho, talvez você precise de uns 2 ou 3 kg, o que faz com que essa manta seja muito pesada e difícil de manusear.

* Essa manta também ficará muito cara. O valor da mecha penteada Da Fazenda é R$ 200/ kg. Você vai precisar de duas ou três vezes essa quantidade para fazer uma única manta.

* Uma manta com 3kg de lã: você tem certeza que onde você mora faz esse frio todo?

Aí, você pergunta: dá certo fazer com fio de algodão? O algodão é mais denso e pesado que a lã e menos fofinho. Capaz da sua manta virar um tapete.

Se ainda assim você estiver dispostx a tricotá-la, entre em contato com a gente. Teremos o prazer de atendê-lx. :)

Publicado em Novidades | Com a tag , , , , , , | 1 comentário

Driblando a falta de tempo

Print Friendly

Algumas pessoas dizem que até queriam tricotar mas que não têm tempo de se dedicar.

Pensando nelas, fizemos uma lista de oportunidades de ouro que podem acontecer durante o dia que podemos aproveitar para pegar as agulhas e os fios.

* No transporte público. Ônibus, metrô, trem e até quando a gente vai de carona com alguém. E ainda tem a vantagem de, em tricotar em público, trazer mais gente para o lado “tricotado da Força”.
* Na sala de espera do médico, da dentista, da terapeuta… A gente chega na hora, mas o profissional, nem sempre. Invés de se irritar ou pegar uma revista de fofoca para ler, acrescente alguns pontos no seu trabalho.
* Em filas. Teve que ir ao supermercado no domingo, às 11h da manhã? Leve o tricô na bolsa. Talvez não dê para avançar 10cm, mas qualquer carreira que você faça já ajuda a fazer a espera menos desagradável.
* No intervalo da novela, do filme, do programa de TV. Você tem de 3 a 5 minutos. Dá para fazer uns pontinhos.
* No restaurante, no barzinho, no happy hour com os amigos, enquanto espera o garçom trazer o seu prato. O único cuidado aqui é, se você for beber, saber a hora de parar antes de começar deixar os pontos caírem, principalmente se estiver usando agulhas muito finas.

Nossa dica final é: leve sempre o seu projeto em andamento com você. Mesmo que você não possa dedicar 1 hora (ou mais) inteira a ele, devagar se vai ao longe. Afinal, isso não é uma corrida.

Publicado em Novidades | 1 comentário

Gola e Faixa de Cabelo

Print Friendly

Criação ClaraBeauty

>> Favorite esta receita no Ravelry

Uma receita super versátil com múltiplas funções.

tamanho
50 cm x 18 cm

Material
2 meadas de Merino Super Bulky (Da Fazenda. 100% merino; 100g/48m)
>> Veja os fios Merino Super Bulky em nossa loja online
Agulhas 10 mm
Acessórios: fio para deixar os pontos na espera

Amostra
5 cm = 8 pts em ponto barra 1×1

Observação

Esse é um peça muito simples, para iniciantes. Para um resultado mais bonito, eu começaria com uma montage provisória e costuraria com grafting no final ou a costura com 3 agulhas.

Execução

Monte 24 pontos. Trabalhe em ponto barra 1×1 por 16 carreiras.

Aí, continue trabalhando em ponto barra somente nos primeiros 8 pontos por 36 carreiras (deixando os 16 pontos que restam na espera).

Corte o fio e repita a operação nos 8 pontos centrais. Depois corte o fio de novo e repita os 8 pontos do fim da carreira.

Você terá três tiras desse jeitinho:

braid1

Aí, você vai cruzar as três tiras para fazer uma trança.

braid2

Amarre novamente o fio no começo da carreira e faça mais 16 carreiras em ponto barra 1×1.

Arremate e costure.

Publicado em Receitas | Com a tag , , , , , , , , , | 3 comentários

Cowl and Headband

Print Friendly

By ClaraBeauty

>> Favorite this pattern on Ravelry

One of those versatile patterns that you can use with different functions. For this cowl/headband, I used Da Fazenda Merino Bulky, a supersoft yarn.

Size
50 cm x 18 cm

Material
2 skeins of Merinos Super Bulky (Da Fazenda. 100% merino; 100g/48m)
Needles 10 mm
Notions: scrap yarn to leave sts on hold.

Gauge
5 cm = 8 sts in k1-p1 ribbing

Note

This is a very simple project for beginers. For a better result, I’d make this cowl starting with a provisional cast on and grafting the stitches at the end.

Directions

Cast on 24 sts. Work in k1-p1 ribbing for 16 rows.

Then, work in ribbing only the 8 first sts for 36 rows. (leave the others 16 sts on hold)

Cut the yarn and do the same with the 8 sts in the middle. Then cut the yarn again and work the last 8 sts.

You’re gonna have 3 bands just like this:

braid1

Then, cross the bands to make a braid:

braid2

Reattach the yarn at the begning of the row and work more 16 rows in k1-p1 ribbing.

Bind off and sew.

Publicado em Receitas | Com a tag , , , , , , , , , , | Deixar um comentário

Falling Leaves

Print Friendly

Design por ClaraBeauty

Favorite esta receita no Ravelry

Tamanho
32 (34, 36, 38, 40, 42, 44, 46)

Medidas
Busto (circunferência): 82 (86, 92, 96, 102, 106, 112, 117) cm

Material
Fio: Merino DK 6ply (Da Fazenda. 100% merino. 100g/ 260m)
Você vai precisar de: 700 ( 740, 800, 860, 920, 1000, 1100, 1200) m
>> Você pode comprar fios Da Fazenda online
Agulhas: circular 3,5mm e 4mm.
Acessórios: 8 marcadores; agulha de trança; 8 botões (2mm)

Amostra (com as agulhas menores, em cordões de tricô)
22 pts x 44 rows = 10cm

Abreviação
cm /pm – colocar/passar marcador
dir / avs – lado direito/avesso
Aum 1 – aumente 1pt
2/2 TD – trança à direita. Passe 2 pts para a agulha de trança e deixe-os atrás do trabalho; 2m. Tricote em meia os 2 pts da agulha de trança.
2pjm torc – 2 pontos tricotados juntos em meia torcidos.

knit

m – meia do lado direito/ tricô do lado avesso

purlt – tricô do lado direito / meia do lado avesso

sem ponto

não há ponto

k2tog2pjm  - 2 pontos tricotados juntos em meia.

3pjm3pjm – 3 pontos tricotados juntos em meia.

ssk

ms – mate simples

yolaç – laçada

mate_duplomd – mate duplo

Raglan com trança
carr 1: 2t, 2/2 TD, 2t.
carrs 2 e 4: 2m, 4t, 2m.
carr 3: 2t, 4m, 2t.

Casa de botão
As casas de botão não estão descritas na receita. Elas deve ser feitas a cada 12 carreiras, sempre do lado direito do trabalho, começando na carreira 3. Na blusa da foto, foram feitas 8 casas, mas você pode abotoar até o fim, se desejar.

Do lado direito do trabalho, tricote conforme estabelecido na receita até os últimos 6 pts.

Passe o fio pra frente do trabalho. Transfira 1 pt sem fazer em tricô da agulha da esquerda para a da direita. Passe o fio para trás do trabalho. *Passe 1 pt sem fazer em tricô. Passe o primeiro ponto que você transferiu antes (1 pt arrematado). Repeta a partir de * mais duas vezes (3pts arrematados no total). Coloque o último ponto arrematado de volta na agulha da esquerda.

Vire o trabalho. Monte 4 pontos. Vire. Passe o fio em torno do primeiro ponto da agulha da esquerda. Passe o último ponto que você montou por cima do ponto que você enlaçou (1 pt arrematado). Depois faça 2m.

Execução

Parte superior da blusa (trabalhada em cordões de tricô)

Com as agulhas 3,5mm, monte 132 (132, 131, 134, 133, 130, 135, 139) pts.

19 (20, 21, 21, 22, 22, 23, 24) m, cm, 2t, 4m, 2t, cm, 12 (10, 8, 9, 7, 5, 6, 6) m, cm, 2t, 4m, 2t, cm, 38 (40, 41, 42, 43, 44, 45, 47) m, cm, 2t, 4m, 2t, cm, 12 (10, 8, 9, 7, 5, 6, 6) m, cm, 2t, 4m, 2t, cm, 19 (20, 21, 21, 22, 22, 23, 24) m.

Faça a próxima carreira em meia.

carr 1 (dir): (trabalhe em meia até 1 pt antes do marcador, aum 1, 1m, pm, trabalhe a trança do raglan, pm, 1m, aum1) quatro vezes, e então trabalhe em meia até o fim da carreira. (8 aumentos)
carr 2 (avs): tricote em meia, trabalhando a trança do raglan nos 8 pontos entre os marcadores.

Repita essas duas carreiras mais 5 (6, 7, 7, 8, 8, 10, 10) vezes. Total 180 (188, 195, 198, 205, 202, 223, 227) pts.

E então,

carr 1 (dir): trabalhe em meia até 1 pt antes do marcador, aum 1, 1m, pm, trabalhe a trança do raglan, pm, 1m, aum1) quatro vezes, e então trabalhe em meia até o fim da carreira. (8 aumentos)

carrs 2 – 8: toda em meia, trabalhando a trança do raglan nos 8 pontos entre os marcadores..

Repita essas oito carreiras 7 (6, 6, 6, 6, 7, 6, 6) vezes mais. Total 244 (244, 251, 254, 261, 266, 279, 283) pts.

E então,
carr 1 (dir): (trabalhe em meia até 1 pt antes do marcador, aum 1, 1m, pm, trabalhe a trança do raglan, pm, 1m, aum1) quatro vezes, e então trabalhe em meia até o fim da carreira. (8 aumentos)
carr 2 (avs): tricote em meia, trabalhando a trança do raglan nos 8 pontos entre os marcadores.

Repita essas duas carreiras 4 (6, 6, 6, 8, 8, 9, 10) vezes mais. Total 284 (300, 307, 310, 333, 338, 359, 371) pts.

Separe o corpo das mangas
Na carreira seguinte, remova todos os marcadores.

42 (45, 47, 47, 51, 52, 55, 57) m, coloque 58 (60, 60, 61, 65, 65, 70, 72) na espera, monte 3 (5, 8, 9, 10, 13, 10, 13) pts, 84 (90, 93, 94, 101, 104, 109, 113) m, coloque 58 (60, 60, 61, 65, 65, 70, 72) na espera, monte 3 (5, 8, 9, 10, 13, 10, 13) pts, 42 (45, 47, 47, 51, 52, 55, 57) m. Total 174 (190, 203, 206, 223, 234, 239, 253) pts.

Tricote em meia 14 (14, 16, 16, 16, 18, 18, 20) carreiras a partir da cava, terminando com uma carreira do lado avesso. Conte a carreira de separação do corpo/mangas como a primeira carreira.

Mude para as agulhas 4mm.

Corpo

A partir de agora trabalhe o corpo dessa maneira:
5 (5, 4, 5, 6, 3, 6, 5) m (borda), cm, faça o ponto rendado 10 (11, 12, 12, 13, 14, 14, 15) vezes, cm, 6 (6, 4, 6, 6, 4, 6, 5) m (borda).

importante: as bordas não estão descritas no gráfico a seguir. Elas devem ser sempre tricotadas em meia, tanto do lado direito quanto do avesso do trabalho.

Falling Leaves_Chart

 

 

 

 

 

 

carr 1: *1m, 1t, 1m, laç, ms, 1m, 1t, 2m, 1t, 2m, 1t, 1m, 2pjm, laç*, 1m, 1t, 1m.
carr 2: 1t, 1m, 1t, *3t, 1m, 2t, 1m, 2t, 1m, 4t, 1m, 1t*.
carr 3: *1m, 1t, 1m, laç, 1m, laç, ms, 1t, 2pjm, 1t, ms, 1t, 2pjm, laç, 1m, laç*, 1m, 1t, 1m.
carr 4: 1t, 1m, 1t, *4t, (1m, 1t) três vezes, 4t, k1, p1*.
carr 5: *1m, 1t, 1m, laç, 3m, laç, md, 1t, 3pjm, laç, 3m, laç*, 1m, 1t, 1m.
carr 6: 1t, 1m, 1t, *6t, 1m, 7t, 1m, 1t*.
carr 7: *1m, 1t, 1m, laç, 5m, laç, md, laç, 5m, laç*, 1m, 1t, 1m.
carr 8: 1t, 1m, 1t, *16t, k1, p1*.
carr 9: *1m, 1t, 1m, laç, 1m, ms, 1t, 2pjm, 1m, 1t, 1m, ms, 1t, 2pjm, 1m, laç*, 1m, 1t, 1m.
carr 10: 1t, 1m, 1t, *3t, 1m, 2t, 1m, 2t, 1m, 4t, 1m, 1t*.

Repita a parte em lace 7 vezes. Na oitava repetição, pare na carreira 9.

Trabalhe 8 carreiras em meia.

Arremate.

Mangas (faça duas)

Trabalhando do lado direito do trabalho, coloque 58 (60, 60, 61, 65, 65, 70, 72) pts de volta às agulhas. Levante 3 (5, 8, 9, 10, 13, 10, 13) pts, ponha um marcador e trabalhe em círculo.

Faça 8 carreiras em cordão de tricô (uma carreira em meia, outra em tricô).

Arremate.

Publicado em Receitas | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Falling Leaves

Print Friendly

Design by Clara Beauty

> Favourite this pattern on Ravelry

Sizes
32 (34, 36, 38, 40, 42, 44, 46)

Finished measurements
Bust width: 82 (86, 92, 96, 102, 106, 112, 117) cm

Material
Yarn: Merino DK 6ply (Da Fazenda. 100% merino. 100g/ 260m)
>> You can buy Da Fazenda Yarns here
you’re gonna need:  700 ( 740, 800, 860, 920, 1000, 1100, 1200) m
Needles: circular 3,5mm and 4mm.
Notions: 8 markers; cable needle; 8 buttons (2mm)

Gauge (with smaller needles, in garter st)
22 sts x 44 rows = 10cm

Abbreviations
pm = place a marker
sl m = slip marker
rs / ws = right / wrong side
m1 = increase 1 st
2/2 RC = right cross cable. Slip 2 stitches onto cable needle, hold in back; knit 2 stitches. Knit 2 from cable needle.
ktbl – knit through the back loop.

knitk (rs) / p (ws)

purlr (rs) / k (ws)

sem ponto

no stitch

k2togk2tog

3pjmk3tog

ssk

ssk

yoyo

mate_duplosk2psso

 

Cable raglan
row 1: p2, 2/2 RC, p2.
rows 2 and 4: k2, p4, k2.
row 3: p2, k4, p2.

Buttonholes
Buttonholes are not described in the pattern. They must be made every 12 rows, starting at row 3, eight times, as seen in the picture, or up to the end, if you wish.

Facing Right Side, work as described in pattern up to the last 6 sts.

Hold the yarn in front of the work. Slip 1 purlwise. Move the yarn to the back of the work and leave it there. *Slip the next stitch to the right needle as if to purl. Pass the first slipped stitch over the second slipped stitch (1st binded off). Repeat from * twice more (3 sts bound off total). Put the last stitch you bound off back on to left needle.

Turn. Using Cable cast on, cast on 4 stitches. Turn. Wrap the first stitch from left and, with yarn to the back of the work, pass the last st you casted on over the stitch you wrapped (1 bind off). Then, k2.

Directions

Upper body (work in garter st)

With smaller needles, cast on 132 (132, 131, 134, 133, 130, 135, 139) sts.

K 19 (20, 21, 21, 22, 22, 23, 24) sts, pm, p2, k4, p2, pm, k 12 (10, 8, 9, 7, 5, 6, 6) sts, pm, p2, k4, p2, pm, k 38 (40, 41, 42, 43, 44, 45, 47) sts, pm, p2, k4, p2, pm, k 12 (10, 8, 9, 7, 5, 6, 6) sts, pm, p2, k4, p2, pm, k 19 (20, 21, 21, 22, 22, 23, 24) sts.

K next row.

row 1 (rs): (k up 1 st before the marker, m1, k1, sl m, work raglan cable, sl m, k1, m1) four times, k to the end of the row. (8 increases)
row 2 (ws): k, working the cables according to pattern st.

Repeat these two rows 5 (6, 7, 7, 8, 8, 10, 10) times more. Total 180 (188, 195, 198, 205, 202, 223, 227) sts.

Then,

row 1 (rs): (k up 1 st before the marker, m1, k1, sl m, work raglan cable, sl m, k1, m1) four times, k to the end of the row. (8 increases)
rows 2 – 8: k, working the cables according to pattern st.

Repeat these eight rows 7 (6, 6, 6, 6, 7, 6, 6) more times. Total 244 (244, 251, 254, 261, 266, 279, 283) sts.

Then,
row 1 (rs): (k up 1 st before the marker, m1, k1, sl m, work raglan cable, sl m, k1, m1) four times, k to the end of the row. (8 increases)
row 2 (ws): k, working the cables according to pattern st.

Repeat these two rows 4 (6, 6, 6, 8, 8, 9, 10) times more. Total 284 (300, 307, 310, 333, 338, 359, 371) sts.

Split body from sleeves
Next row, removing all markers:

k 42 (45, 47, 47, 51, 52, 55, 57) sts, put 58 (60, 60, 61, 65, 65, 70, 72) sts on hold, cast on 3 (5, 8, 9, 10, 13, 10, 13) sts, k 84 (90, 93, 94, 101, 104, 109, 113) sts, put 58 (60, 60, 61, 65, 65, 70, 72) sts on hold, cast on 3 (5, 8, 9, 10, 13, 10, 13) sts, k 42 (45, 47, 47, 51, 52, 55, 57) sts. Total 174 (190, 203, 206, 223, 234, 239, 253) sts.

K 14 (14, 16, 16, 16, 18, 18, 20) rows from the armhole, finishing with a wrong side row (count the row where you split body from sleeves as the first one)

Switch to bigger needles.

Body

From now on, work the body this way:
k 5 (5, 4, 5, 6, 3, 6, 5) sts, work lace panel 10 (11, 12, 12, 13, 14, 14, 15) times, k 6 (6, 4, 6, 6, 4, 6, 5) sts.

Falling Leaves_Chart

 

 

 

 

 

 

written instructions:
row 1: *k1, p1, k1, yo, ssk, k1, p1, k2, p1, k2, p1, k1, k2tog, yo*, k1, p1, k1.
row 2: p1, k1, p1, *p3, k1, p2, k1, p2, k1, p4, k1, p1*.
row 3: *k1, p1, k1, yo, k1, yo, ssk, p1, k2tog, p1, ssk, p1, k2tog, yo, k1, yo*, k1, p1, k1.
row 4: p1, k1, p1, *p4, (k1, p1) 3 times, p4, k1, p1*.
row 5: *k1, p1, k1, yo, k3, yo, sk2p, p1, k3tog, yo, k3, yo*, k1, p1, k1.
row 6: p1, k1, p1, *p6, k1, p7, k1, p1*.
row 7: *k1, p1, k1, yo, k5, yo, sk2p, yo, k5, yo*, k1, p1, k1.
row 8: p1, k1, p1, *p16, k1, p1*.
row 9: *k1, p1, k1, yo, k1, ssk, p1, k2tog, k1, p1, k1, ssk, p1, k2tog, k1, yo*, k1, p1, k1.
row 10: p1, k1, p1, *p3, k1, p2, k1, p2, k1, p4, k1, p1*.

Repeat lace pattern 8 times – or as much as you wish – finishing at row 9.

K 8 rows.

Bind off.

Sleeves (make 2)

Facing the right side, put 58 (60, 60, 61, 65, 65, 70, 72) sts back on your needles. Pick up and knit 3 (5, 8, 9, 10, 13, 10, 13) sts. Join to work in rounds.

Work 8 rows in garter st (k 1 round/ p 1 round – starting with a k row).

Bind off.

Publicado em Receitas | Com a tag , , , , , , , , | Deixar um comentário

Xale Raindrops and Roses

Print Friendly

Criação Clara Beauty

>> Favorite essa receita no Ravelry

“When the dog bites, when the bee stings, when I’m feeling sad, I simply remember my favorite things and then I don’t feel so bad!” (Favorite things – do filme A Noviça Rebelde)

Eu simplesmente tricoto. E aí não me sinto “so bad”. :-)

Material

Fio: 2 meadas de Merino 2ply (Da Fazenda. 100% merino. 100g/380m).

importante: se você decidir fazer em duas cores, na hora de tricotar a barra rendada, vai precisar de 200m (barra larga) ou 150m (barra estreita).

Agulhas: 4mm (sugiro 80cm de comprimento); crochê 0,60mm (opcional, para a inserção das miçangas)

Acessórios: 4 marcadores; 20-30g de miçangas 6/0 (opcional)

Observações

* Os gráficos mostram o lado direito do trabalho

* Os 3 primeiros  e os 3 últimos pontos são as bordas do xale. Esses pontos não estão representados nos gráficos e devem ser sempre tricotados em meia, tanto do lado direito quanto do lado avesso.

* As miçangas são opcionais. Caso você decida usá-las, veja onde inseri-las nos pontos marcados em amarelo nos gráficos e também na parte escrita. Primeiro tricote o ponto para, em seguida, inserir a miçanga no ponto recém-feito.

* Para um resultado mais bonito, bloque seu xale ao terminar.

Abreviações

cm / pm – coloque um marcador / passe o marcador.

p1sf cff – passe um ponto sem fazer com o fio na frente.

knitm – meia (lado direito) / tricô (lado avesso)

purlt – tricô (lado direito) / meia (lado avesso)

sskms – mate simples

k2tog2pjm – 2 pontos juntos em meia

cdd     mdc – mate duplo central

yolaç – laç

Execução

Monte 3 pontos. Tricote em meia por 6 carreiras. Voce terá um pequeno retângulo em cordões de tricô.

Vire seu retângulo e levante 3 pontos na lateral. Vire mais uma vez e levante mais 3 pontos na base, onde você montou seus pontos. Total 9 pontos.

Faça: 3m, cm, 1t, cm, 1t, cm, 1t, cm, 3m.

E, então:

carr 1 (dir): 3m, pm, laç, 1m, laç, pm, 1m, pm, laç, 1m, laç, pm, 3m. (13 pts)

carr 2 e todas as pares: 3m, t até o último marcador, 3m.

carr 3: 3m, pm, laç, 3m, laç, pm, 1m, pm, laç, 3m, laç, pm, 3m. (17 pts)

carr 5: 3m, pm, laç, 1m, laç, mdc, laç, 1m, laç, pm, 1m, pm, laç, 1m, laç, mdc, laç, 1m, laç, pm, 3m. (21 pts)

carr 7: 3m, pm, laç, 7m, laç, pm, 1m, pm, laç, 7m, laç, pm, 3m. (25 pts)

Agora começa a diversão! :)

Esta receita tem dois gráficos: Pingos de Chuva (gráfico A) e Rosas (gráfico B). E múltiplas opções.

Você pode escolher em que ordem quer tricotá-los.

  • Você pode fazer seu xale todo em A.

OU

  • Você pode fazer seu xale todo em B.

OU

  • Você pode fazer seu xale em A – B – A- B – A – B – A (E aqui você pode mudar a cor de um gráfico a outro)

OU

  • Qualquer outra combinação que venha à sua cabeça.

Importante:

  • Repita os gráficos 7 vezes, até obter um total de 249 pontos.
  • Cada gráfico tem 16 carreiras que precisam ser completadas antes de mudar para o próximo gráfico ou repetir o mesmo.
  • Cada gráfico deve ser repetido duas vezes na mesma carreira. Entre uma repetição e outra, há um ponto central separando cada triângulo.

Exemplo de uma carreira: 3 pontos de borda – tricote o gráfico A ou B – ponto central – repita o gráfico A ou B – 3 pontos de borda. O ponto central sempre será tricotado em meia do lado direito e em tricô do lado avesso do trabalho.   Gráfico A – Pingos de Chuva Raindrops_chart A

carr 9: laç, m até o último marcador, laç.

carr 10 e todas as carreiras pares: 3m (borda), t até o último marcador, 3m (borda).

carr 11: laç, m até o marcador, laç.

carr 13: laç, 2m, (3m, laç, mdc, laç, 2m), 3m, laç.

carr 15, 17 e 19: laç, m até o marcador, laç.

carr 21: laç, 4m, (1m, laç, mdc, laç, 4m), 1m, laç, mdc, laç, 5m, laç.

carr 23: laç, m até o marcador, laç.

Gráfico B – Rosas Raindrops_chart B

carr 25: laç, *2pjm, laç*até 1 pt antes do marcador, 1m, laç.

carr 26: 3m (borda), pm, m até o marcador, pm, 1t, pm, m até o marcador, pm, 3m (borda).

carr 27: laç, m até o marcador, laç.

carr 28 e todas as pares até 38: 3m (borda), t até o último marcador, 3m (borda).

carr 29: laç, 2m, (2m, 2pjm, laç, 1m, laç, ms, 1m), 3m, laç.

carr 31: laç, 1m, laç, ms, (1m, 2pjm, laç, 3m, laç, ms), 1m, 2pjm, laç, 1m, laç.

carr 33: laç, 1m, 2pjm, laç, 1m, (2m, laç, mdc, laç, 2pjm, laç, 1m), 2m, laç, ms, 1m, laç.

carr 35: laç, 1m, 2pjm, laç, 2m, (3m, laç, mdc, laç, 2m), 3m, laç, ms, 1m, laç.

carr 37: laç, m até o marcador, laç.

carr 39: laç, 1m, *2pjm, laç* até 2 pts antes do marcador, 2m, laç.

carr 40: 3m (borda), pm, m até o marcador, pm, 1t, pm, m até o marcador, pm, 3m (borda).

Uma vez que você tricotou os gráficos 7 vezes no total, é hora de finalizar. A barra rendada a seguir é tricotada perpendicular ao xale. Ao final de cada carreira do lado direito, o último mate simples deve ser feito com o último ponto da barra e um ponto do xale.

 

Barra rendada

Aqui também você tem duas escolhas a fazer.

 

Barra larga

Com o lado direito do trabalho voltado para você, monte 16 pontos.

carr 1 (dir): 15m, ms (o primeiro ponto que você montou arrematando um ponto do xale)

carr 2: m. Repita essas duas carreiras mais duas vezes (três vezes no total)

Comece o gráfico a seguir. Barra larga carr 1: 2m, laç, (2pjm, laç, 1m) duas vezes, laç, ms, 2m, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 2 e todas as pares: p1sf cff, t até o fim da carreira.

carr 3: 2m, laç, 2pjm, laç, 1m, 2pjm, laç, 3m, laç, ms, 1m, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 5: 1m, (ms, laç) duas vezes, 2pjm, laç, 2m, 1m, 2m, laç, ms, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 7: 1m, (ms, laç) três vezes, ms, 1m, 2pjm, laç, 2m, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 9: 1m, (ms, laç) três vezes, mdc, laç, 3m, 2pjm, laç, 1m, ms.

Esse gráfico deve ser repetido 24 vezes na primeira metade do xale.

Aí, tricote as carreiras 1 e 2 no ponto seguinte.

Em seguida, trabalhe as carreiras 3-8 no ponto central do xale. Depois, tricote as carreiras 9 e 10 no ponto seguinte.

Trabalhe o gráfico mais 24 vezes na segunda metade do xale. Então,

carr 1 (dir): p1sf cff, 14m, ms (o primeiro ponto que você montou arrematando um ponto do xale)

carr 2: m. Repita essas duas carreiras mais duas vezes (três vezes no total).

Arremate.

 

Barra estreita

Com o lado direito do trabalho voltado para você, monte 11 pontos.

carr 1 (dir): p1sf cff, 9m, ms (o primeiro ponto que você montou arrematando um ponto do xale)

carr 2: m. Repita essas duas carreiras mais duas vezes (três vezes no total)

Comece o gráfico a seguir. Barra estreita carr 1: 2m, laç, 2pjm, laç, k3, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 2 e todas as pares: p1sf cff, t até o fim da carreira.

carr 3: 2m, laç, 2pjm, laç, 1m, 2pjm, laç, 1m, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 5: 1m, (ms, laç) duas vezes, 2pjm, laç, 2m, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 7: 1m, (ms, laç) duas vezes, ms, 2m, 2pjm, laç, 1m, ms.

carr 9: 1m, (ms, laç) duas vezes, ms, 1m, 2pjm, laç, 1m, ms.

Esse gráfico deve ser repetido 24 vezes na primeira metade do xale. Aí, tricote as carreiras 1 e 2 no ponto seguinte. Em seguida, trabalhe as carreiras 3-8 no ponto central do xale. Depois, tricote as carreiras 9 e 10 no ponto seguinte.

Trabalhe o gráfico mais 24 vezes na segunda metade do xale.

Então,

carr 1 (dir): p1sf cff, 9m, ms (o primeiro ponto que você montou arrematando um ponto do xale)

carr 2: m. Repita essas duas carreiras mais duas vezes (três vezes no total). Arremate.

Publicado em Receitas | Com a tag , , , , , , , | 1 comentário